Construções
A torre de mais de cem metros de altura do Shopping AltaVila, em Belo Horizonte, ganhou um concorrente na disputa pelos olhos dos visitantes. Se do lado de fora do shopping é ela quem atrai todos os olhares, do lado de dentro o destaque é o Espaço Estrada Real, onde estão instalados 76 stands de artesanato, produzidos pelo Projeto Maria de Barro. A construção dos stands iniciou em agosto de 2005 e foi concluída em setembro do mesmo ano. Na obra, foram utilizados alvenaria de adobe, telha meia-cana tradicional, eucalipto roliço e bambu, usado nas esteiras de fechamento dos stands e pinturas com pigmentos de solo.
O Shopping AltaVila é uma das instituições que se interessou pela novidade, mas não é a única. Belas, rústicas e integradas ao meio ambiente, as construções do Maria de Barro vêm ganhando cada vez mais adeptos, como prova a participação do Projeto em feiras, festas e encontros. Para os visitantes, é impossível ficar indiferente à casinha aconchegante, com paredes de adobe, telhas e pisos artesanais.
Em meio a aromas e sabores caseiros, o Projeto Maria de Barro integrou a VII Parada do Café com Biscoito, a festa mais tradicional da cidade de São Tiago (MG), realizada em setembro de 2005. Um galpão em adobe, fabricado pelo Projeto, abrigou o forno a lenha usado na preparação dos biscoitos e quitandas que foram degustados pelos visitantes.
A capital mineira também se rendeu ao charme e à simplicidade das casinhas, com a participação do Maria de Barro no MinasCon 2005, um encontro do segmento de construção que aconteceu em Belo Horizonte, em agosto. Foram cerca de 100 expositores, com um público de aproximadamente 57 mil pessoas. O Projeto participou da feira em um stand do “Espaço Sebrae”, com mostras de adobe para construção e decoração e fotos relatando a trajetória do Maria de Barro.
As construções ecológicas do Projeto também encantaram os participantes do Salão Chevals, realizado em julho de 2005, em Belo Horizonte. O evento é um dos principais encontros do segmento de casa e campo do Brasil e reúne expositores de objetos de arte, antiguidades, decoração, paisagismo, móveis, cozinhas, climatização, artesanato, cama, mesa e banho. A casa foi financiada pelo Sebrae e pelo Chevals e utilizada como stand pelo Sebrae, que queria expor o artesanato mineiro em um ambiente atraente para o público.
Sucesso
O sucesso das casinhas de adobe começou com a participação do Projeto na I Feira de Gastronomia e Artesanato de São João del Rei (MG), na Semana Santa de 2005. A partir daí, o trabalho não parou mais. O Projeto esteve presente em eventos importantes, como a CasaCor Minas, no Condomínio Alphaville, em Belo CASA NA ROTUNDAHorizonte, onde complementou um espaço com um muro de adobe, e na Loja ArteFacto, na Savassi, também na capital mineira, onde uma parede ecológica dá o toque especial a uma sala de estar.
Além de agradar aos olhos, as construções ecológicas também oferecem mais conforto, integram-se com a paisagem, principalmente em áreas rurais, não agridem o meio ambiente e têm um custo mais baixo que a construção tradicional.
Construção ecológica
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário