O barato pode sair caro
Um bom tênis de corrida custa entre R$ 300 e R$ 800. O preço é salgado, mas como diz o velho ditado “o barato pode sair caro”. Segundo o ortopedista Milton Mizumoto, podem ser graves as conseqüências para quem usa um tênis impróprio ou falsificado, como os que são vendidos em camelôs.
Os efeitos vão desde bolhas e perdas das unhas, a fraturas, tendinites e dores nas articulações do tornozelo e do joelho. “As funções básicas de um tênis são: amortecimento, absorção, leveza, fácil transpiração e proteção dos terrenos irregulares e de desvios de estruturas das pernas. O não cumprimento dessas funções pode acarretar em diversas lesões”, explica.
Quanto tempo dura um tênis
A durabilidade de um tênis é medida pelos quilômetros rodados, ou melhor, corridos. Em geral, ele perde a elasticidade e o amortecimento quando alcança de 500 a 800 quilômetros. Isso porque o desgaste depende de fatores como tipo de solo, peso do corredor e qualidade do material.
“O corredor pode aumentar a durabilidade do tênis correndo em terrenos mais macios, como grama, areia ou terra”, sugere Mizumoto. Segundo ele, terrenos asfaltados podem encurtar a vida média do calçado.
Desaquecer antes de alongar
Não é só o uso de um tênis inadequado que expõe o atleta a riscos. Terrenos irregulares, esforço em excesso e falta de alongamento também podem deixá-lo susceptível a lesões e fraturas. Para prevení-las, o fisioterapeuta David Homsi recomenda que 10% do treino seja dedicado ao aquecimento; 70% ao treinamento; 10% ao desaquecimento e outros 10% ao alongamento. "O atleta deve desaquecer antes de alongar porque a musculatura fica contraída. É como quebrar uma borracha", exemplifica Homsi.
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL173265-5603,00-SAIBA+ESCOLHER+O+TENIS+ADEQUADO+PARA+CORRIDA.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário